10 de Janeiro
Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, fá-los-ei andar por veredas desconhecidas;
tornarei as trevas em luz perante eles e os caminhos escabrosos, planos.
Estas coisas lhes farei e jamais os desampararei.
Isaías 42:16
O mundo, as nações, as famílias, o ser humano está diante do desconhecido. Só a palavra de Deus ilumina a escuridão e traz luz sobre o horizonte — e isso em todos os âmbitos. Deus pede aos seus que confiem em sua promessa: “Fá-los-ei andar por veredas desconhecidas”. Nosso Pai celeste quer que descansemos nessa palavra que sai de sua boca. Seu caminho é mais seguro para nós do que um caminho conhecido de antemão, e essa segurança nos basta.
“Tornarei as trevas em luz perante eles.” Ninguém gosta do escuro, mas aquilo que nos parece trevas é o meio pelo qual Deus fará brilhar ainda mais sua luz. E o que agora nos parece escuro e incompreensível não será assim para sempre, se obedecermos e pusermos nossa confiança em Deus, porque ele prometeu transformar essa escuridão em plena claridade.
Poderão as trevas que reinam no mundo ser transformadas em luz? Sim, quando Cristo voltar à terra para iniciar seu reino, submetendo toda a humanidade à sua vontade bendita. Serão, então, plenamente satisfeitos todos os esforços, aspirações e pensamentos de justiça e de verdade existentes hoje no coração de muitas pessoas.
No mundo, a única coisa constante é a mudança. Mas a fidelidade, o amor e a palavra do nosso Deus não mudam. É por isso que ele nos aconselha a olhar não para as coisas visíveis, mas sim para as invisíveis; porque as coisas “que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” (2Co 4:18).
Que o Senhor nos dê a graça e a simplicidade de um coração aberto diante dele! E que não haja sinal de resistência, dureza ou distância entre nós e Cristo. Ele insiste: “Estas coisas lhes farei, e jamais os desampararei”. Será que nos faltará alguma coisa?