COMO LER A BÍBLIA – H. E. Alexander

Ação Bíblica do Brasil – Direitos Reservados

Como ler a Bíblia? – H. E. Alexander

Publicação: Action Biblique – La Maison de la Bible

Título original: Comment Lire la Bible?

1. Adquira uma Bíblia, se possível com referências.

Coloque nessa Bíblia seu nome e ore para que o divino Autor inscreva Suas palavras em seu coração.

“…Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei…” Hb 10:16.

A Bíblia não é somente um conjunto literário único, mas também um organismo em que circula a Vida; esta Vida é a de Seu Autor, o próprio Deus, e representa o sopro do Alto.

2. Comece a leitura da Bíblia por uns de seus 66 livros, lendo-o até o fim. Habitue-se, desta forma, a ler um livro após o outro, de modo lento e inteligente. Cada livro é uma parte do todo que forma o cânone sagrado e completo, a revelação divina.

“…Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça…” II Tm 3:16.

“…Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus…” Mt 4:4.

Eis porque o contato com a Palavra de Deus comunica esta Vida (At 4:13).

“…Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente…” I Pe 1:22-23.

3. A leitura da Bíblia pode ocupar um lugar em sua vida diária, de manhã ou à noite; pode ser o primeiro ou último ato do seu dia, ou, melhor ainda, de ambos. Para isso, procure ler um livro do Novo Testamento e outro do Velho; por exemplo: Gênesis e o Livro dos Atos, Êxodo e João, Levítico e Lucas, Números e Marcos. Deuteronômio e Mateus ou ainda Josué e Efésios, Romanos e Êxodo, as Epístolas e os Salmos, e assim por diante.

Não faça disso uma lei, mas que estas leituras exprimam a necessidade de seu coração; a necessidade de alimento do seu espírito, do seu desejo de contato com a verdadeira sabedoria Divina que existe em Jesus Cristo.

Ao ler a Bíblia, lembre-se de que o Pai celestial lhe fala justamente pela Sua Palavra, como um pai ao seu filho. Escute-O e obedeça ao que Ele diz com um espírito de filho:

“…Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó…” Sl 103:13-14.

“…Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação…” I Pe 2:1-2.

4. À medida que for lendo, tome posse daquilo que lê: “…Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia…” Sl 34:8.

Creia nas promessas que for encontrando, obedeça às exortações que achar, alegre-se com as esperanças que lhe são transmitidas e espalhe as riquezas que lhe são dadas.

“…Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo…” II Pe 1:3-4.

5. Aprenda de cor um versículo todos os dias. Habitue-se a tomar notas, a escrever as lições principais que recebe num caderno, a fim de poder consultá-las muitas vezes: “…examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim…” At 17:11b.

Deste modo, pouco a pouco assimilará um conhecimento prático e vivo da Palavra divina, que transformará a sua vida, sendo não somente uma fonte de poder e de vida para o seu futuro mas também sendo transmitida aos outros. Lembre-se de que as Sagradas Escrituras lhe revelarão todos os seus tesouros se o seu coração se abrir e se o seu espírito a elas se submeter com humildade e inteligência. A Palavra de Deus se revela para aqueles que dela se aproximam desta maneira.

“…aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma…” Mt 11:29b.

“… tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos…” Cl 2:2b-3.

“…Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras…” Lc 24:45.

6. Seja qual for o seu desejo, seja qual for o grau da sua fome e da sua sede, é preciso que você saiba que este desejo é a atitude correta que lhe dá acesso a este alimento e a esta bebida Divina. Deus, que o conhece, responderá aos seus anseios.

“…Se alguém tem sede, venha a mim e beba…” Jo 7:37b.

“…Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus…” I Jo 3:21.

7. A leitura da Bíblia é como uma escada que devemos subir, um degrau de cada vez, e não todos ao mesmo tempo, com perplexidade, mas com simplicidade e com liberdade.

“…E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus…” Gl 4:6-7.

É como uma luz que se acende e que não atinge imediatamente seu ponto máximo; mas que aumenta como luz da manhã de hora em hora. O mesmo acontece com a leitura e com o conhecimento das Escrituras Sagradas.

“…Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito…” Pv 4:18.

Quanto às suas incompreensões e dúvidas que podem aparecer como nuvens e nevoeiros, não procure dissipá-los atacando esse Sol maravilhoso, que é a Palavra de Deus. Ao contrário, é somente a luz Divina que pode dissipar as trevas; deixe-A agir.

“…De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida…” Jo 8:12.

“…Se vós permanecerdes na minha palavra…conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará…Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres…” Jo 8:31,32 e 36.

8. Antes de cada leitura, invoque a benção de Deus e creia que Ele a dará. Creia que Ele mesmo o instruiu, a fim de que Ele se manifeste por sua Palavra.

“…Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra?” Lc 11:9-11.

9. Com o tempo, você compreenderá que a Palavra tem um impacto profundo na alma humana. Aqueles que a rejeitam ou a criticam são inimigos de Deus e da alma humana.

“…Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia…” Jo 12:48.

“…Ele (diabo) foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira…” Jo 8:44.

Neste sentido, o recomendado é obedecer a Deus antes dos homens: o Pai celestial pede uma obediência comprometida e uma confiança ativa. Ele o abençoará para torná-lo, por sua vez, uma benção para as outros.

“…Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus…” At 4:19.

10. Não se surpreenda se houver coisas que não puder compreender na Bíblia; o contrário é que seria surpreendente.

Somos seres limitados, finitos, pecadores: nossa razão é decaída, nosso espírito pequeno, desta forma não podemos naturalmente compreender todas as maravilhas infinitas e divinas da Palavra de Deus.

Mas Jesus disse: “…Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo…” Jo 7:17.

Não compete ao homem querer corrigir a Palavra de Deus. Cabe à Palavra de Deus corrigir o que há está errado no homem.

Chamar de sabedoria aquilo que se opõe à sabedoria de Deus é um uso equivocado do próprio termo.

“…guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam…” I Tm 6:20.

“…Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo…” II Co 10:4-5.

“…Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração…” Hb 4:12.

11. Carregue com você sempre um Novo Testamento de bolso e esteja pronto a dá-lo a alguém.

“…Mais bem-aventurado é dar que receber…” At 20:35b, tal é a Lei Divina para os filhos do Pai Celestial.

São infinitas as possibilidades que se abrem a todos aqueles que receberem a Palavra de Deus, aos quais será assim comunicada a chama divina do desejo de lê-la e de obedecê-la.

Foi assim que fizeram os primeiros discípulos. Tendo encontrado o Mestre, a Ele conduziram prontamente seus irmãos, tornando-se assim instrumentos de Deus para abençoar o mundo. Os mesmos princípios e as mesmas possibilidades existem ainda nos dias de hoje, oferecendo a você a oportunidade de ser um instrumento nessa ação divina maravilhosa.

Comece imediatamente, sabendo que o Mestre lhe diz: “…Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus…” Mc 1:17b-20.

12. Nós nos colocamos à sua disposição para ajudá-lo em seu desejo de estudar e de conhecer as Sagradas Escrituras, oferecendo-lhe conselhos e livros que poderão lhe ser proveitosos.

As Escrituras Sagradas não são a propriedade de uma determinada confissão, nem o direito exclusivo de uma nação. Ao contrário, elas pertencem ao mundo todo, são o patrimônio de toda humanidade. O dever de cada um de nós é de espalhá-Las, porque, “…eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação…” I Co 6:2b.

“…Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura…” Mc 16:15b

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Posts Recentes

LANCE A ÂNCORA – H. E. Alexander

Ação Bíblica do Brasil – Direitos Reservados Publicação: Action Biblique – La Maison de la Bible CASA DA BÍBLIA – PAZ E SEGURANÇA (1960) Título