DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO? – H. E. Alexander

Ação Bíblica do Brasil – Direitos Reservados

Publicação: Action Biblique – La Maison de la Bible

CASA DA BÍBLIA – PAZ E SEGURANÇA (1960)

Título original: D’où me viendra le secours?

Tradução: Délia Ferraz Fávero

DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO? – H. E. Alexander

“…Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre…”  Sl 121:1-8.

“…Elevo os olhos…” Sl 121:1a Há tantas pessoas no mundo que baixam o olhar, que andam curvadas, voltadas para si mesmas, só vendo dificuldades e problemas, sejam eles bem reais ou não.

O salmista compreendeu essa realidade, e Deus fez com que, nestas linhas, ele pudesse demonstrar que existe outra atitude possível, um segredo, que é olhar para o alto e não para si mesmo ou para os outros, mas, sempre para o alto.

“…Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? Sl 121:1 Já aconteceu isto com você? Ao atravessar um vale profundo você se deparou com uma paisagem grandiosa, que está além de tudo o que poderia esperar? Ou ainda, atingindo um ponto estratégico, ficou paralisado pela visão repentina de uma cadeia de montanhas gigantes? Que majestade! Que grandeza!

Mas, será que a sua salvação, o seu socorro, virá simplesmente dessas alturas? Não, os montes podem impedir a passagem dos exércitos terrestres, mas não impedirão os ataques do maligno. Então, de onde virá o seu socorro? ELE VIRÁ DAQUELE QUE FEZ AS PROMESSAS E QUE JUSTAMENTE É FIEL À SUAS PROMESSAS. Ele é o Mesmo que criou os céus e a terra.

Fez a obra-prima da criação por Sua onipotência e infinita sabedoria, mas fez mais do que isso: veio em socorro do homem. Um homem que, colocado no Éden, no meio dos maiores esplendores, se revoltou contra o seu Criador, escolhendo viver no mal, tendo como senhor o próprio Satanás, arrastando assim na queda toda a raça humana. Deus veio ao nosso socorro, Ele nos amou e manifestou esse amor dando Seu Filho como Salvador de todo aquele que nEle crer.

Eleve, pois, os seus olhos para Ele: “…Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro…”  Is 45:22; olhe para Ele e será salvo.

Mas, o que pede Deus em troca? A sua fé, a sua confiança no que diz a Sua Palavra, a sua adoração pelo que Ele fez, ressuscitando Seu Filho dentre os mortos, depois de aceitar o sacrifício da cruz como expiação pelo seu pecado. Ele lhe deu a quitação da sua dívida. Por isso, tenha paz e segurança pela fé, a paz e segurança que todos nós necessitamos (Rm 4:25-5:1)!

Aquele para Quem você eleva os olhos e que pode salvá-lo prometeu continuar a protegê-lo. Se você confiar nEle e seguir a Sua palavra,  “…Ele não permitirá que os teus pés vacilem…”  Sl 121:3a. Ele não permitirá! Exercerá uma vigilância paternal, afastando o inimigo e os perigos para longe daquele que confia inteiramente nEle.

Ele não tem um momento de descuido ou esquecimento em relação aos Seus filhos queridos, “…não dormitará aquele que te guarda…”  Sl 121:3b. O Senhor usa essa figura da nossa vida para que possamos compreender melhor até que ponto Ele é a nossa paz e nossa segurança, Ele, o Todo-poderoso!

O que guarda a Israel, guarda também aquele ou aquela que, sob a nova aliança do sangue de Seu Filho Jesus, põe nEle a sua confiança como filho amado. Ele fez uma promessa e sempre cumpre a Sua Palavra. Por isso, creia de forma sincera nas Suas promessas!

“…o Senhor é a tua sombra à tua direita…”  Sl 121:5b. Ele permanece sempre muito perto de você, ao seu lado no seu lar e no seu trabalho. Protege você das ciladas do dia e dos perigos da noite. Ele vê aquilo que você não percebe, protegendo-o enquanto você permanece no Seu caminho. Seis vezes neste Salmo Ele promete nos guardar em todas as circunstâncias e situações, se confiarmos nEle como nosso Salvador e Deus. Ele nos guarda do mal, sob todas as suas formas;  Ele nos protege do maligno e suas armadilhas tão variadas. Ele nos dá a Sua paz e a Sua proteção para a nossa alma. Assim, poderemos  encontrar nEle a verdadeira felicidade.

O Salmista termina este Salmo de louvor falando deste novo ponto de partida, deste “…desde agora…” Sl 121:8b em que aceitamos o Salvador. Agora, onde quer que você esteja, seja no trabalho ou em casa, Ele estará presente como seu escudo, como seu socorro. Se você permanecer na Sua vontade, o futuro lhe oferecerá plena segurança, porque “…guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre…”  Sl 121:8c.

Sim, com base na Palavra de Deus, você receberá dEle absoluta paz e segurança!

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Posts Recentes

LANCE A ÂNCORA – H. E. Alexander

Ação Bíblica do Brasil – Direitos Reservados Publicação: Action Biblique – La Maison de la Bible CASA DA BÍBLIA – PAZ E SEGURANÇA (1960) Título