Ação Bíblica do Brasil – Direitos Reservados
Fé e Obediência
H. E. ALEXANDER
Publicação: Jornal da Aliança Bíblica (atual Ação Bíblica)
Título original: “…Je continue…”
Série: « Foi et Obéissance » n. 13
“…Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até ao dia de hoje…” (At 26:22a).
Uma pequena frase na qual Paulo descreve a sua vida, uma dica que revela um segredo, um fato que revela um homem! Sim, o apóstolo Paulo descreve seu testemunho diante do rei Agripa. Ele conta, de uma forma bem suscinta, sua vida e seu ministério: a raiva, a oposição e a perseguição que ele havia liderado no início assim como os complôs e artimanhas para prender e matar os cristãos. E depois, também de forma suscinta (afinal Paulo, cheio do Espírito Santo, não falava muito de si mesmo – (Jo 16:13), ele fala do segredo da sua vida: “… Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até ao dia de hoje…” (At 26:22a). Que graça maravilhosa, simplesmente isso: “… permaneço até ao dia de hoje…” (At 26:22a)! O caminho é solitário, doloroso e perigoso, mas ele diz: Eu permaneço! Pois “… todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus…” (Fp 2:21a), porém “… seja eu oferecido por libação…” (Fp 2:17b).
Alguns se juntam para criticá-lo, para resisti-lo ou até mesmo imitá-lo (Fp 1:15-16), outros escolhem um caminho mais fácil, mais largo, mais “popular” e “tolerante” (II Tm 4:10), mas Paulo diz: “… (eu) permaneço…” (At 26:22b). O diabo busca blindar e devorar, usando “amigos” do passado (Jo 6:66), pessoas que não se pode confiar (Mt 10:35-36) e as circunstâncias da vida; mas com a ajuda de Deus, Paulo diz: “… (eu) permaneço até ao dia de hoje…” (At 26:22b).
Pode ser até que ele experimente uma fornalha de fogo (Dn 3), a cova dos leões (Dn 6), a solitude ou ainda o abandono (II Tm 4:16), mas ele diz: “… (eu) permaneço…” (At 26:22b).
Se esse foi o segredo da vida e ministério de Paulo, qual era a sua fonte? O versículo 19 nos mostra: “… não fui desobediente à visão celestial…” (At 26:19b).
Sim, Paulo estava no céu, porém não viu um sinal fixo e brilhante, mas avistou Alguém à direita da Majestade divina, ou seja, a fonte de toda vocação verdadeira para permanecer firme. Ver Aquele que é invisível, eis aí o segredo para continuar firme “… até ao dia de hoje…” (At 26:22b).
Tais vidas não serão, nem poderão jamais ser mescladas à massa de Laodicéia, que diz “… não preciso de coisa alguma…” (Ap 3:17b), entretanto não conseguem avançar.
Poderíamos chamar este tipo de vida de “Marcha segundo as Escrituras”, mas a verdade é que se trata de uma “Esperança por causa das Escrituras”! De fato, é necessário perseverar até o fim, mas nos tempos que vivemos, isto só será possível pelo dom da graça de Deus!
Permanecer parado, ou mesmo admirar os progressos de outros no passado é uma coisa; porém avançar, ir mais longe com Deus com uma fé provada como o ouro no fogo (I Pe 1:7), vestidos em “… vestes brancas…” (Ap 3:5b), com Deus avançando conosco é uma outra coisa totalmente diferente!
A grande tentação dos cristãos hoje é esta: ficarem estagnados contemplando o que já conquistaram, esperando simplesmente pela volta do Senhor (Hb 3:7-4:16) e (I Jo 2:28). Foi a essa tentação que Laodicéia, sem perceber, sucumbiu. Quantas não são hoje as vidas e até igrejas que se encontram nessa situação (Ap 3:14-22)!
É por isso que o Senhor ainda se coloca à porta, batendo e falando aos corações individualmente. Nesta hora avançada, ter uma visão e vocação celeste, em meio à ilusão e à apostasia que reinam, é algo muito raro, mas é isso que conta diante de Deus e contará diante do Seu tribunal. Aquele que “… ouvir a minha voz e abrir a porta…” (Ap 3:20b) conseguirá o “… socorro de Deus…” (At 26:22a) e permanecerá firme!
Que situação trágica! Aqueles que Deus está justamente chamando não querem escutá-Lo ou então pensam que já O conhecem! O que mais pode Ele então fazer?
Caro leitor, você se encontra nessa situação? Se você estiver se sentindo cansado e sobrecarregado, peça a Deus a graça de permanecer firme, de poder dizer “… (eu) permaneço…” (At 26:22b), mesmo quando tudo parecer contra você, quando a solidão se fizer presente e quando os amigos o abandonarem. Coloque-se então diante de Deus e diga-Lhe: “…pela Sua graça, com a Sua ajuda eu permanecerei firme”!
No momento das decepções mais cruéis, durante os piores sofrimentos causados por aqueles que são maus e invejosos, seja mais forte, sem tentar justificar ou denunciar aqueles que tem a língua cheia de maldade e rancor e então, em silêncio, peça a Deus a ajuda necessária para dizer: “… (eu) permaneço…” (At 26:22b).
Em meio às turbulências e talvez cercado por cristãos superficiais, procure viver em comunhão íntima com o “… Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança…” (Tg 1:17b).
Somente Ele poderá ajudar Seu servidor fiel dizer: “… (eu) permaneço…” (At 26:22b).
Isso é participar da Verdade com um Deus Imutável, num tempo no qual a única certeza são as mudanças constantes! Nosso tempo exige vidas dispostas a se darem por completo. Você enfrentará tribulações e sofrimentos dos mais variados, mas assim é a vida entregue por completo a Deus (Fp 1:29).
Não desobedeça à Visão Celeste! Que você possa obter a graça de poder permanecer firme, sim, simplesmente permanecer firme diante Dele e para Ele, em qualquer circunstância e em qualquer momento, seja qual for o futuro que lhe esteja preparado, que você possa dizer: “…Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até ao dia de hoje…” (At 26:22).
Amém.
H. E. ALEXANDER
Tradução: Celio Rosa
Revisão: Paulo Lopes
Citações Bíblicas: Tradução Almeida Revista e Atualizada
1° Edição – 2013

