Ação Bíblica do Brasil – Direitos Reservados
Publicação: Action Biblique – La Maison de la Bible
CASA DA BÍBLIA – PAZ E SEGURANÇA (1960)
Título do original em francês: L’Arc-en-ciel
Tradução: Délia Ferraz Fávero (Primeira Edição – 1960) Adaptação: Celio Rosa
O ARCO-ÍRIS – H. E. Alexander
“…Porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra…” Gn 9:13.
Caro amigo, você sente uma nuvem escura pairando sobre a sua vida; como se estivesse envolvido na escuridão, sem ver uma saída?
A Bíblia nos fala das nuvens que outrora cobriam a terra, as nuvens do dilúvio, às quais sucederam o arco-íris, fenômeno da natureza ao qual Deus atribuiu um sentido espiritual, a saber, uma promessa preciosa de esperança e aliança para a humanidade.
Naquele tempo, o mundo tinha abandonado a Deus para se entregar ao pecado. A terra estava cheia de corrupção e violência, a tal ponto que Deus retirou o Seu Espírito, permitindo que a maldade, escolhida pelo próprio homem, progredisse.
Deus alertou e advertiu o homem, mas ele não quis escutar, até que veio o dilúvio e destruiu tudo. Inúmeras evidências apontam para a realidade de um dilúvio universal, confirmadas por descobertas arqueológicas e fenômenos naturais, que revelam um período em que as águas de fato cobriram toda a Terra.
A Bíblia revela que somente a família de Noé foi salva, ao obedecer às palavras de Deus e seguir Suas advertências sobre o dilúvio. Ao sair da arca, ainda que as intenções e os pensamentos do coração humano não tivessem mudado, Deus, em sua graça, fez aliança com Noé e sua família. E foi assim que Deus disse:
“…Sucederá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, então, me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne. O arco estará nas nuvens; vê-lo-ei e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres viventes de toda carne que há sobre a terra…” Gn 9:14-16.
Você que se sente cercado por densas nuvens, sem conseguir sair da escuridão, ao olhar para o arco-íris lembre-se das promessas e do amor de Deus!
Na cruz, Jesus Cristo foi envolvido pelas trevas, da hora sexta até à hora nona. Seu sangue derramado por nossos pecados marcou o início de uma nova e eterna aliança, válida para todos os que nEle confiam.
“…Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores…” Rm 5:8.
“…Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” Rm 8:32.
“…É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós…” Rm 8:34b.
As suas nuvens, isto é, suas dificuldades, são necessárias para que você veja o arco de Sua Aliança.
E, agora…pela fé em Jesus Cristo, você ratifica sua aliança com Deus, recebendo uma nova vida iluminada pelas promessas celestiais. Conduzido por Seu Filho que intercede por você junto ao Pai, Ele pode salvá-lo da ira vindoura, da qual o mundo não escapará, como aconteceu nos dias de Noé.
O apóstolo Pedro escreveu: “…virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas…Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça…” II Pe 3:10-13.
As armas nucleares e suas consequências nefastas não confirmam a possibilidade real de tal juízo? Os homens não querem saber de Deus, mas até Satanás cumpre as profecias divinas, preparando o juízo pelas mãos dos próprios homens.
E mesmo assim o arco-íris continua brilhando para os que desejam ser salvos. Todas as promessas de Deus são confirmadas em Cristo Jesus, para aqueles que O recebem como Salvador pessoal. Aceite-O agora mesmo, porque hoje é o tempo oportuno, o dia da salvação.

