Date

set 19
Ongoing...

19 de Setembro

Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso

ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador,

a fim de que os que entram vejam a luz.

Lucas 8:16

A luz vem de Deus. “… A vida era a luz dos homens” (Jo 1:4). Recebemos a luz e ela brilhou intensamente, mas o texto mostra aquilo que o cristão pode fazer com a luz.

É possível cobri-la com um vaso, o vaso de terra de nossa personalidade, que acaba escondendo a luz que está em nós. Os homens não vêem senão o vaso, sem brilho, servindo de proteção à luz. Muitos cristãos escondem o esplendor de Deus com seus atos e atitudes.

Outros a colocam debaixo da cama. O sono espiritual é um dos males mais terríveis que podem afligir o cristão. O sono pertence à noite, torna-nos inconscientes e, dormindo, temos sonhos bem distantes da realidade. Vivendo na irrealidade, em outro mundo, não vemos as trevas onde as almas perdidas morrem e privamos o mundo da luz que Deus lhe destinava por nosso meio.

“Coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.” A luz que Deus acendeu em nosso coração deve ser posta no suporte de um testemunho fiel e perseverante.

“A fim de que os que entram vejam a luz.” Será que percebemos o que há de estimulante nessa frase? Há almas que desejariam crer, gostariam de aceitar a Cristo e vir a ele; esperam, olham… Cabe a nós mostrar-lhes o caminho, iluminar seus passos e conduzi-las a Cristo. Trata-se de nosso companheiro, de nosso amigo, de um conhecido do trabalho ou de viagem. Ele desejaria entrar, mas precisa do socorro da nossa luz.

Que Deus não tenha de nos repreender por infidelidade ou egoísmo! “Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado” (v. 18).