Date

abr 20
Ongoing...

20 de Abril

… Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água;

segui-o até à casa em que ele entrar e dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te:

Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?

Lucas 22:10-11

O nome do homem ao qual os discípulos deviam dirigir-se não é mencionado; seu endereço não é informado; sabemos apenas que ele possuía uma casa. Por sua presciência, o Mestre o conhecia e o tinha escolhido.

Discípulos sem alvo, sem poder, sem fruto, o Mestre nos envia estas linhas para perguntar-nos: “Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?”. O Mestre quer saber onde está a vida que deve sair da escuridão, da inatividade, da escravidão, para entrar na claridade de um serviço frutífero, de uma vida vivida no poder do seu Espírito? Onde está a vida que sofre, gira ao redor de si mesma e lamenta uma atividade sem fruto, um serviço estéril? O Mestre quer entrar em nossa casa e o apóstolo nos convida nestes termos: “Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos festa” (1Co 5:7-8, RC). Mas precisamos tirar o fermento velho que está em nossa casa, para que nada detenha ou entristeça o Senhor. Então as coisas velhas passarão, todas as coisas se tornarão novas, pela presença de um Salvador ressuscitado.

Discípulos desconhecidos, ele nos conhece, quer dar à nossa vida uma direção, uma orientação abençoada e um alvo verdadeiro.

Discípulos desconhecidos, o Mestre, que é o Senhor da seara, deseja entrar em nossa vida, “celebrar essa Páscoa” conosco. Vamos responder?

E ele não apenas escolhe, mas aponta essa escolha. “Ele nos mostrará um espaçoso cenáculo [salão] mobiliado” (v. 12). Foi o que fez aquele desconhecido, sem hesitação, sem resistência. Quanto a nós, o Senhor não nos pede somente um cômodo, mas tudo o que temos e tudo o que somos: a casa inteira. Ele quer tudo, não apenas algumas migalhas de nossa vida. Podemos recusar alguma coisa a esse Mestre?

Entreguemos inteiramente tudo em suas mãos, e ele entrará em nossa vida com sua vitória e com a alegria de um serviço novo.