27 de Setembro
E veio todo homem cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu e trouxe a oferta
ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço,
e para as vestes sagradas.
Êxodo 35:21
O primeiro despertamento do povo de Israel foi a saída do Egito; o segundo se manifestou no deserto, quando Israel, segundo a vontade divina, construiu o tabernáculo. Todo despertamento verdadeiro cria fatos concretos, obras de vida. O momento do derramamento do Espírito divino e as reuniões maravilhosas e abençoadas podem passar, mas o que Deus quis criar permanece.
Depois de ter libertado o povo, Deus o conduziu adiante e lhe pediu atos de consagração. E a resposta do coração dos filhos de Israel foi plena e completa: movidos pelo coração e impelidos por seu espírito, trouxeram-lhe suas ofertas.
Corações fechados e vontade rebelde e passiva são grandes obstáculos à bênção de Deus e ao avivamento. Antes de subir ao céu, nosso Senhor reprovou a incredulidade dos discípulos e a dureza de seu coração, porque não tinham crido no testemunho daqueles que o tinham visto ressuscitado. A dureza dos corações era a causa dessa incompreensão, de sua inconsistência e da incredulidade que os caracterizava. E, com isso, fizeram sofrer o Mestre, que tinha tanta paciência com eles.
Será que podemos julgar os discípulos, mesmo nos parecendo com eles em tantas coisas? Recebemos privilégios e benefícios da parte de Cristo, mas nosso coração continua incrédulo e fechado. Devemos confessar que todas as hesitações, cálculos, pensamentos ocultos e murmúrios provêm de corações duros e vontades rebeldes. Que Deus nos ajude a ser movidos pelo coração e impelidos pelo espírito! Deus espera nossas ofertas, variadas e úteis, mas, acima de tudo, deseja que lhe entreguemos nossa vida.
Que o Espírito Santo intervenha e seja derramado em nosso coração, transformando-o em um coração de carne! Que leve todos os nossos pensamentos cativos à obediência de Cristo! Que nossa vontade seja uma serva inteligente, impelida pelo nosso Senhor.