6 de Agosto
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
Salmos 119:105
Como é preciosa e verdadeira essa afirmação do salmista! Revela duas coisas: a escuridão que reina no mundo e as dificuldades no caminho do cristão.
Vivemos numa época em que o cristão deve aprender a dar um passo por vez. Mas isso não é suficiente, ele precisa estar certo de que o lugar em que pisa é seguro. É grande o perigo de um passo em falso por causa da escuridão, o perigo de uma parada por causa das dificuldades! Basta um passo em falso para fazer cair o cristão; basta uma parada no caminho para comprometer sua vocação.
Não podemos ser suficientemente gratos a Deus por nos ter dado sua Palavra como lâmpada para nossos pés! E por nos ter conduzido até aqui, passo a passo, de modo que saibamos onde estamos no momento. Essa lâmpada para os pés permite comunhão com ele sempre. É como a coluna de nuvem e de fogo: dirige nossos passos e os protege. Devemos lembrar que sua Palavra é para nós a lâmpada que ilumina a escuridão, impedindo que as trevas nos surpreendam e nos envolvam.
A palavra de Deus é também luz para o nosso caminho. Para nossa carreira diária ela projeta sua claridade diante de nós, permitindo os progressos, a marcha avante, o serviço. Mostra o caminho no meio de circunstâncias variáveis e de situações novas e difíceis. A luz em nosso caminho desvenda os perigos da estrada e nos dá o segredo da vitória. É um guia seguro que nunca se engana.
A palavra profética lança seus raios para o futuro, a fim de que os cristãos nunca sejam encontrados desprevenidos, mas saibam discernir os tempos. Isso é privilégio deles. As solenes advertências de Deus não são em nada exageradas e suas promessas se realizam sempre.
Precisamos fixar nossos olhos nessa luz. E que nosso caminho nunca seja iluminado por nenhuma outra claridade, falsa e sedutora. “Firma os meus passos na tua palavra…” (v. 133).